Creche Comunitária Anjinho Feliz AFEN - Assistência a enfermidades Doação de alimentos Sopão solidário

Ajude-nos a ajudar. Clique aqui e descubra como

Receba notícias da creche!
Nome:
E-mail:

Curta-nos no Facebook!

Creche Comunitária Anjinho Feliz

A Creche Comunitária Anjinho Feliz é uma Instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver um trabalho social, com crianças de famílias carentes, muitas já abandonadas pelos pais, que vivem hoje, à margem da sociedade.

A prioridade da creche é a educação para a saúde, higiene e alimentação, socializando e preparando as crianças para um futuro digno.

A idéia da Creche Comunitária é dar o suporte escolar e de apoio integral, para que a mãe tenha aonde deixar a criança pela manha e só pegar a noite. A criança faz todas as refeições, estuda e fica em segurança o dia inteiro sem nenhum custo.

Moradoras de comunidades carentes como: Morro do São Carlos, Mineira, Querosene, Zinco e Coroa, a realidade dessas crianças e suas famílias é muito dura, as mães, para poderem trabalhar, deixam as crianças sozinhas em casa aumentando os riscos de acidentes e possibilitando que fiquem na rua.

Contribuir para diminuir o déficit de vagas no nosso país, que é de cerca de 4,2 milhões — tendo em vista a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é uma das metas da Creche Comunitária Anjinho Feliz.

 
 
 
 

Projeto Pedagógico: Os valores de cada dia

JUSTIFICATIVA: A educação das nossas crianças está a cada dia necessitando de mais preparo familiar e institucional, cada um com a sua parcela de responsabilidade. Os valores precisam ser trabalhados para que todos os envolvidos, pais, responsáveis, escola, estejam possam contribuir para a formação integral dos nossos alunos.

Uma sociedade sem preconceitos, humanizada na compreensão total da palavra, com cidadãos conscientes da sua importância na construção dos valores.

OBJETIVOS: O objetivo desse projeto é promover o desenvolvimento psicomotor, pedagógico e/ou recreativo das crianças atendidas pela Creche Comunitária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana;
  • Intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam ao bem-estar dos cidadãos e o fortalecimento da autonomia dos homens.
  • Reduzir os riscos sociais decorrentes da Falta de uma perspectiva de vida produtiva;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos alunos;
  • Despertar e orientar para a busca de conhecimento;
  • Conscientizar sobre os direitos e deveres de cidadãos;
  • Melhorar o comportamento da criança relativamente à aquisição dos reflexos (maturação): desenvolvimento psicomotor;
  • Conscientizar e educar os alunos para a necessidade da preservação ambiental...

Atividades realizadas

Festa Julina

No ultimo dia 18 de julho, aconteceu a nossa festa Julina na Creche Anjinho Feliz. Nossas crianças se divertiram muito, cantando, dançando, participando de brincadeiras como: Pescaria, Boca do Palhaço, corrida do saco, entre outras. Além disso, as crianças e seus familiares puderam se deliciar com as comidas típicas e lanches servidos. Agradecemos a todos que participaram em especial a Sra. Eli Brito, que nos doou os brinquedos que foram distribuídos . “Solidariedade é pra lá de bom Sôrrrrrr” !!!

Confira as fotos:

 
 

Visita ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro (Rio Zoo)

Dia 30 de maio de 2014 as crianças da Creche Comunitária Anjinho Feliz  estiveram visitando o Rio Zoo.

Confira as fotos:

 
 
 

Visita ao Museu Histórico Nacional

Dia 20/08/2013, as crianças da Creche Comunitária Anjinho Feliz visitaram o Museu Histórico Nacional. Acompanhadas pelas professoras da creche e algumas mães voluntárias, puderam conhecer através de visita guiada o museu que conta a nosso história no início do século XX.

Confira as fotos:

 
 
 
 
 
 

Arraiá solidário da creche

O Arraiá Solidário promovido pela ASEO e Instituto Ensinando a Sorrir, no dia 06 de julho,  foi um sucesso, com muito forró, comidas tipicas e apresentação da quadrilha Anjinho Feliz. Ano que vem tem mais.

Apoio Instituto Synthesis e Associação de Moradores do Morro do São Carlos.

 
 
 
 
 

Passeio à ilha fiscal

Dia 22 de Março, as crianças de nossa creche foram a Ilha Fiscal: Transferida para a Marinha pelo Ministério da Fazenda, em 1914, a Ilha é hoje parte do Complexo Cultural do Serviço de Documentação da Marinha. Cenário do evento que ficou conhecido como "O Último Baile do Império", realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o castelinho, que testemunhou tantos fatos históricos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. E o que os encantou bastante foi o passeio de escuna e a palestra que ouviram da guia, que os elogiou: Que crianças comportadas. Para nós, motivo de orgulho.

Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal
 
Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal
 
Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal Passeio à ilha fiscal    
 

Arraiá do Anjinho Feliz

Agradecemos a Srª Valéria e toda equipe da casas de festas Salagadum (www.salagadum.com.br) por ter cedido seu espaço para fazermos o Arraiá do Anjinho Feliz, onde as crianças da creche dançaram quadrilha e as crianças do projeto de teatro pequenas estrelas fizeram uma apresentação. Foi uma tarde muito agradável onde as crianças por quatro horas se divertiram nos brinquedos da casa de festas e ganharam também um lanche maravilhoso!!!!

 

Páscoa

O domingo de Páscoa representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas, e estabelecermos um ponto de recomeço, e de sermos melhores.

No dia 5 de Abril foi feita uma Ação na nossa Creche com os funcionários voluntários da AON Benfield, que se dispuseram a trazer um saboroso lanche, refrigerantes, tortas e principalmente ovos de páscoa para nossas crianças, que participaram de  brincadeiras, e no final nossos pequeninos fizeram uma apresentação de agradecimento ao grupo, foi uma tarde super agradável, agradeço a cada um deles, e muito sucesso a pessoas tão especiais.

 
   
 

Dia Nacional do Circo

No dia 27 de Março, se comemora o Dia Nacional do circo, este dia foi criado para homenagear o palhaço Piolim, Abelardo Pinto, a data foi instituída em razão do seu nascimento, em 1897.

Abelardo chegou a fazer shows beneficentes junto com um grupo de espanhóis que lhe deram este apelido que significa barbante, devido a sua magreza e pernas compridas, fica aqui a nossa homenagem!!!

     

Um passeio ao mundo das Figuras Amarelas

No mês das crianças, a Ação Social Edmundo e Olga em parceria com o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, através do Projeto Escola, levou a criançada da Creche Comunitária Anjinho Feliz, para assistirem ao espetáculo Figuras Amarelas, no Teatro Angel Vianna.

Figuras Amarelas é um espetáculo de dança contemporânea voltado para o público infantil, livremente inspirado nas obras dos artistas plásticos paulistas Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como “Os Gêmeos”. Baseado nas obras destes artistas, Figuras Amarelas tem como objetivo colorir as cenas com uma forte identidade brasileira, propondo reestruturar a realidade para construir um universo alegre e cheio de significados.

Durante a peça, os alunos ficaram encantados com o desempenho dos atores que imitavam animais, interagiam com o cenário e usavam roupas bem coloridas, o que mexeu com o imaginário de cada um deles, que se divertiam e riam a cada cena.

No final, a alegria tomou conta das crianças da creche, que puderam brincar com os atores, com os acessórios e bonecos presentes na apresentação.

 
 
     
 

Visita ao Palácio do Catete e seu Jardim Encantador

Os alunos da Creche Comunitária Anjinho Feliz, realizaram no dia 26 de agosto, uma visita ao Museu da República. O objetivo do passeio, realizado pela Ação Social Edmundo e Olga, era de levar um pouco da história do nosso país, além de homenagear o dia do Soldado, comemorado no dia 25 de Agosto.

O Museu da República tem como missão contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural do país, visando à valorização da dignidade humana, à universalidade do acesso e o respeito à diversidade cultural, por isso, a escolha do local como tema para as crianças da creche.

O Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete, consagrou-se como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística. A cada caminhada, os pequenos puderam ver de perto todas as suas belezas.

Depois de conhecer as maravilhas e histórias que cercam o Museu da República, as crianças se divertiram com os brinquedos nos jardins do Palácio.

 
 
 

Um passeio ao Zoológico

A Ação Social Edmundo e Olga, mantenedora da Creche Comunitária Anjinho Feliz, realizou no final do mês de junho, um passeio ao Jardim Zoológico, para concretizar o encerramento do projeto meio ambiente e Copa do Mundo África do Sul. Assim, as crianças puderam aprender um pouco mais sobre os animais e seus costumes, e viram de perto a girafa, o leão, a zebra e o elefante, ícones da Copa da África.

O zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil e tem uma área de 138 mil metros quadrados, onde estão mais de dois mil animais, entre répteis, mamíferos e aves. Em seu espaço, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como o Urubu Rei, a Ararajuba e o Cachorro do Mato Vinagre.

Um passeio repleto de atrações, como o Hipopótamo que com o seu tamanho impressionou a todos quando resolve sair da água, ou então, o show da Girafa que resolveu fazer careta na hora de tirar foto.

O Zoo carioca oferece uma mistura única de história e fauna exuberantes, por isso, nada melhor do que levar as crianças da Creche Comunitária Anjinho Feliz para conhecerem um pouco desse lugar repleto de beleza e novidades.

 
 
 

Flores ao invés de agressões

A Ação Social Edmundo e Olga convidou no dia das mães, a delegada Márcia Noely (DEAM de Caxias), especializada em atendimento a mulher, para realização de uma palestra para as mães das crianças da Creche Comunitária Anjinho Feliz no intuito de esclarecer dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e violências domésticas.

Entre os assuntos tratados, a delegada explicou sobre o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.

A lei Maria da Penha possibilitou que agressores de mulheres sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, estes agressores também não poderão mais ser punidos com penas alternativas, a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção previsto de um para três anos, a lei ainda prevê medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida e filhos.

A delegada fez questão de afirmar a importância da participação das mulheres em denunciar essas agressões quando ocorrido.

Ao final da palestra, foram distribuídas flores para todas as mães presentes no evento, pois é isso que elas merecem.

Flores ao invés de agressões.

   
 

Visita ao Museu do Índio

As crianças da Creche Comunitária Anjinho Feliz realizaram no dia 6 de maio, um passeio ao museu do Índio. O objetivo do passeio era mostrar um pouco da historia do Brasil e as tradições culturais indígenas. O Museu do Índio mostra a arte indígena, sua marca e sua identidade transportando as fronteiras das aldeias.

Durante o passeio, as crianças puderam conhecer um pouco da cultura indígena como: suas casas, seus alimentos, o artesanato e muito mais. A cada novidade mostrada pelo guia, as crianças ficavam cada vez mais admiradas e curiosas com aquele local.

Ao final do percurso, as crianças aprenderam um pouco sobre a história dos índios e assim, voltaram para a creche com aqueles lindos sorrisos e com lembranças do Museu.

 
 

Palestra esclarece dúvidas sobre projetos pedagógicos e conselho tutelar

No dia 18 de março, aconteceu na creche Anjinho feliz, uma palestra para apresentar aos pais dos alunos os projetos pedagógicos e as normas sobre o conselho tutelar.

Estiveram presentes no evento, Miriam Gomes (presidente da creche Anjinho feliz), Maria Luiza Bertrand (Diretora pedagógica), Noemi Ferreira (Coordenadora pedagógica) e o Sr Sérgio Corrêa (Conselheiro Tutelar da Zona Sul).

A direção Pedagógica da Creche apresentou para os pais os objetivos da Creche, tendo como foco principal a possibilidade de dar condições aos responsáveis de entrarem no mercado de trabalho. Tratou também de assuntos de Regras e Normas, explicando a diferença e a necessidade das regras para fins de organização e ordem.

Em relação ao conselho tutelar, foram abordados os temas sobre a importância dos direitos e deveres dos pais na educação dos filhos e perante a Creche.

Ao final da apresentação o Conselheiro se colocou a disposição para qualquer esclarecimento e parabenizou a equipe da creche pela seriedade do trabalho.

 
 

Carnaval Feliz

No dia 11 de fevereiro, foi realizado o baile de Carnaval da Ação Social Edmundo e Olga, que contou com a participação das crianças da creche na organização do evento.

As crianças participaram desde o inicio, com a criação de suas máscaras e com as escolhas das músicas para o baile. A festa foi pura diversão, muito confete, serpentina, brincadeiras e muito sorriso em cada rosto dos pequenos carnavalescos.

Ao final do baile, as crianças foram embora para suas casas vestidas a caráter e seguiram as ruas da Estácio contagiando todos que passavam com suas máscaras e sua alegria.